10.11.22

Deletei o instagram

No início de 2019, eu já havia tomado a iniciativa de deletar o aplicativo do instagram, e contei um pouco mais sobre isso nessa postagem aqui. Esse mês eu decidi fazer a mesma coisa que fiz há quase 4 anos atrás. Porque eu sinto que não faz mais sentido para mim. Percebi que consumo muito conteúdo que no fim das contas é irrelevante para mim e que muitas vezes não me faz bem. Eu não gosto muito de compartilhar a minha vida nas redes sociais, eu sempre fui muito mais de apreciar os momentos do que registrá-los em redes sociais para que outras pessoas pudessem ver. Quantas vezes fui na praia e o céu e o mar estavam maravilhosos? E de repente quando fui embora percebi que não fiz nenhuma captura desse momento para postar, e me senti meio estranha. Mas ao mesmo tempo, percebi que isso não é uma coisa verdadeiramente importante para mim (o ato de postar para as pessoas verem). Sei que existem pessoas que realmente gostam e sentem prazer em compartilhar pratos bonitos que estão comendo em algum restaurante, treinos pagos em academia, lugares bonitos que visitaram e turistaram, mas a verdade é que quando sou eu comendo refeições bonitas em restaurantes, ou pedindo barca de sushi, ou passeando em lugares maravilhosos na ilha que moro, não sinto vontade nenhuma de mostrar para ninguém, porque estou ocupada demais aproveitando o momento da melhor forma possível - e longe, claro, de um aparelho celular. Então por que devo perder o meu tempo bisbilhotando vidas alheias? Ou me comparando com certas rotinas, comportamentos, pessoas?

Eu não quero ser chata. Sempre acho que fico pensando demais sobre as coisas, e sendo muito crítica quanto a elas, mas na verdade não. É preciso saber separar as coisas. Depois de muito refletir cheguei a conclusão de que isso não é uma coisa importante para mim, para o meu ser, e que apenas fazia por querer me encaixar na sociedade. Mesmo porque parece coisa de outro mundo quando você conhece alguém que não tem redes sociais, em especial o Instagram. Percebi que também tinha um medo bobo dos meus amigos esquecerem de mim se eu não postasse nada, ou que as pessoas iriam me achar estranha por não ter essa rede social, mas a verdade é que eu sei que tem pessoas que estão comigo independente de rede social, e que existem pessoas que vivem plenamente sem sentir falta desse aplicativo (conheço algumas). Eu também tinha medo do julgamento de que estou sendo radical demais, enquanto que na verdade eu estou apenas deixando de lado algo que eu considero sem importância para mim, e que muitas vezes me deixa desconfortável. Estou cansada de ser bombardeada de informações aleatórias e conteúdos inúteis em um curto período de tempo, estou cansada de ver fotos de comida e do que as pessoas estão fazendo, estou cansada de ouvir falar sobre algoritmos, e cansada de consumir. Porque na verdade é essa rede social que me consome, e eu me sinto atordoada toda vez que passo muito ou pouco tempo dentro desse universo. As pessoas estão ficando indignadas de consumir conteúdos que durem mais do que 15 segundos, não me surpreende que os blogs tenham perdido força nos últimos anos.

Quero seguir aproveitando os meus momentos da melhor forma, já que eu registrava muito pouco deles no meu perfil, e o pouco que fazia era mais para não ficar completamente sumida e esquecida. Mas eu quero viver minha vida de verdade. Sei que tem pessoas que não sentem a mesma necessidade que eu, e que vivem a vida de verdade mesmo postando tudo nas redes sociais, e que isso não é um problema para elas, e que o instagram não as afetam em nada. Mas é uma realidade para mim, me afeta, e eu não quero criticar ninguém que usa veementemente essa plataforma. Sei que existem pessoas que gostam desse estilo de vida, que gostam de consumir esse tipo de conteúdo e também produzir esse tipo de conteúdo, e está tudo bem, tampouco quero criticar essas pessoas, não há mal nenhum em ser assim, e eu não sou melhor do que ninguém por tomar essa decisão, eu apenas sinto que isso não condiz com a minha verdade. No momento, o uso desse aplicativo não faz sentido para mim, por mais que tenha tentado muitas vezes buscar sentido. Tentei seguir pessoas que me inspirassem, que agregassem algo para mim, tentei filtrar todo o conteúdo "ruim", silenciar stories de várias pessoas do meu ciclo social que não me interessavam, mas isso é algo que não funciona para mim. Eu compreendi que não é dessa forma que devo buscar inspiração ou qualquer outra coisa, para mim existem outros meios muito mais eficazes, como usar a plataforma do blogger por exemplo! Às vezes eu me pego pensando "se isso realmente não importa para mim, então eu nem deveria perder o meu tempo comentando sobre isso e fazendo uma postagem extremamente longa no meu blog sobre o assunto". Mas a verdade é que eu me importo com o mal que isso me causa, e isso é algo bastante relevante que deve ser levado em consideração, porque sei que tem pessoas que se identificam comigo. Sinto que quero aproveitar mais a natureza, a minha rotina, o meu próprio tempo. Quero olhar mais para o horizonte do que para a tela tão perto da minha vista, quero sentir que estou aproveitando melhor as horas do meu dia, que estou vivendo conforme a minha própria perspectiva da vida, das coisas e dos momentos. Quem sabe um dia faça sentido...

20 comentários:

  1. Acho que hoje em dia, eu só uso o Instagram para guardar memórias de certos momentos em que tirei da vida. Eu só tenho Instagram pra isso. Até ver a vida dos outros, não me interessa mais. Na verdade é mais por mim mesma que vivo esquecendo momentos mesmo que eu não queira, o que a depressão não faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você usa o aplicativo da maneira que acha mais conveniente pra você, Lena. Eu gosto de guardar as memórias dos momentos de outra forma, eu costumo escrevê-los em um diário ou anotá-los no meu planner, às vezes eu até faço registros de alguns deles aqui no blog mesmo. Registrar os momentos é muito importante sim ♥

      Excluir
  2. Se te incomoda sem dúvidas você compartilhar e sempre tem pessoas que se identificam. Eu gosto muitooo das redes sociais, inclusive escolhi isso como profissão, mas claro que tem muita coisa ruim também. Tem que ser muito maduro e certo de si pra não se comparar e tudo mais. Acredito que eu consiga viver o momento e ainda sim compartilhar as coisas para as outras pessoas. Mas isso é muito de cada um né.
    Enfim, gostei do seu post. Temos que fazer o que nos faz bem! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Va ♥ A minha mente e o meu psicológico estavam gritando para dar um tempo de insta, foi muito importante para mim atender a esse pedido, reconhecer que isso estava me fazendo mal e priorizar minhas necessidades internas. Eu sempre tenho dessas hehehe Muito obrigada por sua visita e comentário ♥

      Excluir
  3. Oi, Isadora! Te entendo mais do que gostaria. 😅 Até a pandemia, eu fugia de redes sociais, mas acabei me afundando no instagram, principalmente nesses últimos meses turbulentos. Essa semana mesmo eu saí apagando todos os comentários e curtidas e interações (posts mesmo, eu tenho raros), mas talvez eu acabe deletando essa conta de vez novamente (nem é a primeira que tenho 👀).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que durante a pandemia e a quarentena o uso do Instagram se tornou até algo necessário, para que a gente pudesse manter contato com os amigos e os familiares e saber que estavam bem, e também por conta da conscientização do uso da vacina e outras paltas relacionadas à pandemia. Eu também sempre tinha dessas de arquivar minhas publicações hehehe Se você sentir a necessidade real de dar uma pausa e achar que isso vai te fazer bem, não hesite em te priorizar. Beijos, D ❤️

      Excluir
  4. Voltei a usar o instagram esse ano por conta de alguns amigos e sempre fico indo e vindo na ideia de manter um perfil lá. Mas quanto ao meu consumo na plataforma, praticamente não uso. Silenciei stories e posts de várias pessoas que não são tão relevantes para mim e configurei um limite que bloqueia o app depois que passo mais de dez minutos no dia. Tem sido suficiente pra ver as atualizações dos meus amigos.

    Queria que desse pra ver o conteúdo das pessoas que sigo livre do algoritmo e publicidade da plataforma, por isso gosto dos blogs e do RSS 😎️. Mas por enquanto sou obrigado a manter perfis lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gab, eu me identifico completamente com essas idas e vindas que você mencionou. Antes de eu tomar a decisão de excluir completamente o aplicativo (minha conta ainda está lá, porém intacta e inativa) eu tomei todas essas medidas. Havia silenciado stories de pessoas que eram inconveniente de acompanhar e limitado o uso do app através das notificações de tempo, mas mesmo assim não foi suficiente para que eu me desvencilhasse da positividade tóxica, das máscaras e das influências negativas que me incomodavam. Sigo priorizando o que acredito e me mantendo afastada até eu sentir que voltará a fazer sentido novamente para mim. Amo acompanhar as pessoas através dos blogs, porque eu sinto que é uma conexão muito mais sincera e verdadeira. Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!

      Excluir
  5. Eu fiz isso algumas vezes. O que me faz voltar é trabalhar com isso e ter que testar alguns formatos, muitas vezes. Mas tô muito recalculando a rota pra ter mais liberdade digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As redes sociais são de fato um dilema. Muito importante essa busca pela liberdade digital, fugir dos aprisionamentos que elas inconscientemente nos impõe. Obrigada pelo comentário, Gabi ♥

      Excluir
  6. Esse texto caiu como uma luva hahaha, pois também estava pensando em deletar o instagram, apenas não tive a coragem que vc teve, talvez em breve me inspire e faça o mesmo.
    Não poderia concordar mais com o que você falou ali, e mesmo utilizando de algumas estratégias que você falou, de silenciar pessoas e/ou seguir pessoas que te agreguem sempre vai aparecer aquela propaganda apelativa de algo que eles querem fazer vc comprar.
    Eu sou uma dessas pessoas que gosta de compartilhar os treinos, comidas etc... Isso até certo ponto me faz bem pois me motivo a continuar fazendo o que faço, mas parando pra pensar mais profundamente vou ter que postar treino a vida toda desse jeito kkkkk e não é isso que quero pra mim.
    Obrigado pelo seu texto e esses momentos de reflexões ✌🏽👊🏾, vou aproveitar e botar no planner meta pra deletar essa #$#$# hahahaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Jota, até que ponto devemos utilizar as redes sociais como inspiração e motivação para nosso estilo de vida? Não devemos buscar a inspiração se não nas coisas que nos são táteis, ou dentro de nós mesmos e da nossa realidade do dia a dia? Agradeço muito o seu comentário, fico feliz de ter te proporcionado momentos de reflexão :) Um abraço!

      Excluir
  7. Olá Isa, bom dia!
    Eu sempre vivo esse dilema com o Instagram, foram muitas idas e voltas, principalmente depois que vi o documentário da Netflix sobre redes sociais, comecei a notar a quantidade de tempo que eu perdia e no fim, meu perfil ficava lá em branco, com zero postagens, mas não apagava a conta. Por fim, fui parando aos poucos e hoje, até tenho, mas só entro se caso tiver tempo sobrando, prefiro redes sociais que me permitam escrever textos longos como o Blogger. Hoje em dia o pessoal prefere vídeos curtos e informações pela metade, afinal, como passar algo detalhado em quinze segundos?
    Bom, gostei do estilo do seu blog, adoro blogs que são como diários virtuais e com estilo minimalista, cada vez mais aprecio e busco novas inspirações. Abraços e até um próximo post.

    Fragmentos do Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tom, primeiramente seja muito bem-vindo! Fico feliz que tenha gostado do meu bloguinho, também estou sempre buscando por novas inspirações aqui no Blogger, é uma das coisas que mais gosto sobre a internet ♥ Eu li que há alguns estudos que dizem que as crianças e os adolescentes nos dias de hoje não conseguem assistir a um filme inteiro ou escutar uma música até o final, sempre pulam quando chegam no meio ou quando passa a parte do refrão. Isso tem a ver com os conteúdos rápidos que consumimos e o imediatismo que tem tomado conta da gente por conta das redes sociais (sobretudo o instagram e o tiktok). Um abraço enorme para você ♥

      Excluir
  8. Eu to no mesmo barco, bom.. mais ou menos. Meu insta, face tá tudo lá, mas eu apaguei do meu celular. É pra minha sanidade mental parar de ficar doida, assim não preciso responder pessoas que nunca nem vi e irmãos kk, mas uma hora eu volto :D
    Vc parece uma little baby de tão fofinha >< e eu vi seu rostinho lá aaa ~surto~
    https://bloguinhodateka2022.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também deixei tudo como está, apenas deletei o app do meu celular (mesmo porque não quero preocupar ninguém que for me procurar). Às vezes dar um tempinho das redes sociais pode ser bastante benéfico para preservar nossa sanidade mental mesmo kkkkk Muito obrigada pela visita e pelos elogios, Ester, um beijo e um ótimo final de semana para vc ♥

      Excluir
  9. Eu me vejo pensando nisso com certa frequência e inclusive essa semana ainda mais, quando fiquei pensando na necessidade de criar um perfil novo para conseguir divulgar meu ebook que publiquei. Eu não gosto do instagram porque também me faz mal, mas aí fico me vendo presa nessa necessidade de tentar divulgar algo e sem saber como fazer isso sem essa rede. Talvez nem chegue a realmente fazer efeito, mas fico sem enxergar muita alternativa, mesmo querendo. Eu acabo não sendo do tipo que publica também, mas consome mais do que queria, e quando fui criar o perfil novo me vi ansiosa por nem querer aquilo de fato. Eu fico meio chateada e buscando pensar em outros jeitos. Não sei muito bem como chegar no lugar que desejo com futuros trabalhos de formas diferentes, mas quero continuar pensando.

    E eu também gosto demais dos blogs, sempre serão minha forma preferida de conteúdo <3
    Admiro sua atitude, Isa. Realmente acho muito saudável.

    Any,
    Blog Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any! Muito obrigada por sua visita e pelo seu comentário, obrigada por compartilhar comigo suas experiências. Eu pretendo vender os meus desenhos e as minhas pinturas em breve, e fico nesse dilema de ter uma conta do insta apenas para divulgação. Realmente em certos tipos de trabalhos fica difícil não ter uma conta, porque é a rede social mais usada pelas pessoas, e um ótimo recurso para conseguir clientes. O blog sempre será minha forma preferida também <3

      Excluir
  10. Eu estava adorando mecher no Instagram, até me ver em um vício e ter constantes crises de ansiedade. agora também pretendo dá um tempo dessa rede social. Ela está se tornando maléfica a saúde mental das pessoas. Li um comentário seu acima sobre as crianças de hoje em dia não conseguirem assistir um filme até o final, e ouvir músicas. E tb cheguei nesse estado, de mal conseguir ler um livro pela metade, pelo menos.. Mas enfim, espero conseguir dar um tempo.
    Esse post deixou-me ainda mais inspirada a largar as redes.
    Obrigada Isa <3

    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sentia muita ansiedade ao usar o app, porque além das informações serem muito rápidas e bombardeadas a todo momento, é muita informação para absorver. Sem contar que parte da ansiedade também vinha por inconscientemente comparar-me com as vidas alheias. A gente precisa praticamente a reprogramar nossos cérebros para consumir conteúdos inteiros, né? Eu por exemplo parei de ouvir os áudios do WhatsApp com velocidade aumentada, ouço apenas no normal e estou tentando fazer o mesmo com vídeos do YouTube. Um beijo e muito obrigada pelo seu comentário, Ingrid <3

      Excluir