6.3.22

Sobre os últimos dias

[cr]

Passei a última semana sentindo dores intensas no corpo, nunca sentidas por mim antes. Mal conseguia me mexer, andar, e doía até mesmo para respirar. Sentia dores agudas no estômago, sentia muita vontade de vomitar, mal estar, e fiquei sem ir ao banheiro. Minha mãe estava cuidando de mim em casa (pois ela é médica), mas teve um momento, já no 4ª dia, em que eu chorava de dor e estava com o estômago extremamente inchado e o intestino sem funcionar todo esse tempo. Fui ao hospital pela primeira vez na vida — felizmente fui uma criança muito saudável por ter uma mãe pediatra, mas também uma criança muito cautelosa e medrosa para me machucar ou quebrar algum osso. E eu tenho que confessar que eu tenho pavor de hospital e que também tenho hematofobia — basicamente medo de ver sangue (e machucados também). Depois de passar horas no hospital, tomar remédios e soro na veia, fazer exame de urina, sangue e tomografia do abdômen, viram que meu estômago estava cheio de comida, sendo que eu fiquei aproximandamente 30 horas sem ingerir nada. O laudo médico deu que eu estava com indigestão e infecção intestinal. Resumidamente, e segundo minha mãe, meu intestino estava paralisado e meu estômago não estava conseguindo "mandar para baixo" nada, e isso estava me causando muita dor, enjoo, fraqueza. Eu fiquei com muito medo de que meu corpo não voltasse mais ao normal, que eu precisasse fazer algum tipo de cirurgia ou que fosse algo muito pior do que o diagnóstico que eu recebi. Eu sei que eu fiquei assim porque eu comi quantidades consideráveis de glúten sabendo que eu sou alérgica a alimentos com trigo e essa proteína.

Depois de melhorar um pouco, lá pelo 6º e 7º dia, eu senti uma vontade imensa de sair para caminhar, correr, me exercitar, limpar meu quarto, me alimentar bem, ser feliz, viver. Isso serviu para mim como um aprendizado, e um balde de água fria para que eu acordasse e percebesse que as escolhas que eu estava tomando não estavam fazendo bem para o meu corpo. Quando a gente melhora desse tipo de situação horrenda, a gente começa a valorizar a nossa saúde, as pequenas coisas e a respeitar mais o nosso corpo e os nossos limites. Às vezes no dia a dia a gente acaba dando importância demais às coisas que não merecem nossa atenção, preocupação ou tempo. Nosso bem-estar é precioso demais para que a gente tenha que se desgastar com pessoas; com situações que já ficaram no passado; com problemas dos quais não temos a capacidade de resolver. O que é importante de verdade é a nossa saúde, a nossa família, e quem realmente se importa com o nosso bem e a nossa felicidade. E nós mesmos, claro, porque afinal de contas, o nosso corpo é responsabilidade nossa e de mais ninguém, e as nossas escolhas também. Eu sei que algumas doenças e problemas não são nossa culpa ou reflexo das nossas escolhas e que muitas vezes são coisas inevitáveis da vida. Eu bem sei disso por ter escoliose grave e sentir dor crônica na coluna todos os dias da minha vida, mas tem coisas que cabem a mim decidir por mim mesma e são elas que merecem a minha total dedicação. Eu percebi que o meu corpo é o meu lar, o meu templo sagrado, é ele que me permite fazer as coisas que mais gosto, que me permite sentir, apreciar, ouvir... e vou cuidá-lo com muito cuidado, carinho e amor.


5 comentários:

  1. Tão bom saber que agora você está bem, Isa ♥ E com tanto amor-próprio, essa preciosidade que nos é tão necessária...!

    Fique bem, viu. Se cuida mesmo!

    Um abraço enorme para você!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que pesadelo! Eu passei a virada do ano com problema estomacal também e depois inda emendou numa covid, só ladeira abaixo e tudo por negligencia mesmo, o que é pior. É triste que a gente tenha que passar por situações tão desagradáveis e pavorosas pra aprender pelo trauma.

    Que bom que você está melhor e inspirada, buscando fazer melhores escolhas. Tudo de bom pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, deve ter sido horrível ficar mal assim :(
    Mas ainda bem que melhorou e deu tudo certo!
    Eu ao contrário de você vivi minha infância em médicos e hospitais e hoje odeio ir ao médico e hospitais KKKKKKKK
    Já tive ou tenho sei lá, um pouco de intolerância a lactose, mas sou vida loka e sempre comi tudo mesmo passando mal depois... Escolhas né hahahaha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estranhamente, sempre cuidei de mim mesma mesmo as vezes comendo coisas gordurosas. Mas sempre acompanhada de uma salada ou algo mais saudável, beber bastante agora, e tomar remédio são coisas raras. Mas é bom sempre estar de vigiada, pois como você também, eu sempre fui totalmente saudável, desde criança, mas isso, porque minha mãe sempre me levava ao medico quando mais nova.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isa! Faz um tempão que fiquei sem responder aos comentários e cá estou retornando aqui. Muito obrigada viu? ♥ E fico feliz que tenha gostado do seu presente de amigo secreto do Together (sim, mega atrasada hauehuehauheua)

    Nossa, sei como é o medo de hospital. Fui raras vezes, mas mesmo quando precisei fiquei com muito pânico x_x
    Mas é aquela coisa, a gente engole o choro e encara, né?
    Fico feliz que apesar de tudo isso, das dores, da cirurgia, você ficou bem! Se cuida, viu? ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir