11.11.19

Hábitos simples que mudaram a minha vida


Reclamar menos e agradecer mais. Parei de reclamar das coisas sobre as quais não tenho controle e não posso mudar: o ônibus atrasado, a chuva quando tenho que voltar para casa, o calor, o frio, as estações do ano. Parei de reclamar sobre ter que lavar a louça ou fazer qualquer uma de minha obrigações. É preciso agradecer: por ter um transporte que possa me levar para onde eu quiser, por ter comida para sujar a louça, por poder aproveitar o sol do verão e ter condições para não passar frio no inverno. Eu não suportava a palavra gratidão e como as pessoas a usavam, não suportava vê-la em legendas de fotos, nem acompanhada da hashtag e lembro de quando fiquei enojada vendo uma matéria no jornal sobre essa palavra. E depois de dois anos aplicando esse sentimento na minha vida sem nomeá-lo como gratidão em si, eu compreendi o que significava, e hoje agradeço muito à vida. #Gratidão

Tomar 2L de água por dia. No começo, baixei um aplicativo para o monitoramento do meu consumo de água diário, obriguei-me a tomar mais água e descobri que tudo o que dizem sobre manter-se hidratado é verdade. Faz muito bem para a saúde, para a aparência, para o bom funcionamento do corpo. Às vezes quando sentimos fome, na verdade pode ser sede. Não abro mais a geladeira de 5 em 5 minutos para petiscar alguma coisa, ao invés disso estou sempre com uma garrafinha de água ao meu alcance.

Comer mais saudável. Alimentação é uma coisa surreal e fundamental para se sentir bem. Há três meses decidi mudar a minha alimentação. Mas não fiz dieta! A dieta nunca funcionou para mim, pois quando eu comia algo que não estava dentro do que podia, me sentia mal e me dava o direito de estragar um dia todo comendo porcaria só porque falhei uma única vez. Então eu decidi fazer uma reeducação alimentar sem saber muito o que isso significava. Comecei a repensar os alimentos e o que eu colocava para dentro do meu corpo, optei por opções mais naturais e saudáveis, não surtei quando tomei sorvete ou comi chocolate, continuei me alimentando bem sempre que podia. Em casa todos decidimos comer mais saudável, também cortamos o arroz e diminuímos a carne vermelha. Em meio a toda essa rotina de alimentação saudável, descobri que sou celíaca e portanto tenho alergia a glúten, nunca mais pizza, hambúrguer, pão, cerveja, macarrão ou qualquer coisa que contenha trigo ou outros grãos com glúten! Para falar a verdade, não sinto falta nem um pouco. Há outras opções no mercado, há outras formas de fazer essas mesmas receitas usando outros ingredientes. Eu não passo fome, nem vontade! Quando você se alimenta bem, o seu corpo responde, e eu me sinto mais leve, mais disposta e feliz.

Praticar atividade física. Uma vez assisti a uma palestra de desenvolvimento pessoal e como vencer a depressão e outras doenças psicológicas e ouvi que "para ser feliz e ter qualidade de vida, é preciso fazer ao menos meia hora de exercício por dia!". Eu era uma pessoa totalmente sedentária na época e a carapuça serviu. Devido a escoliose, hoje faço pilates e natação. Em um mês de pilates, as dores da coluna e as câimbras diminuíram. Hoje consigo fazer alguns exercícios que no primeiro dia não consegui, criei uma consciência corporal muito boa em pouco tempo. Há dois meses decidi sair para caminhar pela primeira vez no meu bairro e foi muito bom. A princípio, eu queria caminhar para perder peso, mas o ar puro, as flores no meu caminho, o fato de eu me aproximar da natureza e mexer o meu corpo me fizeram muito bem. Eu odeio academia, e não sei quando vou deixar de odiar aquela energia horrível que sempre senti ao pisar nesses ambientes, nem aqueles aparelhos horrendos que eu nunca consegui entender e fazer direito! Mas caminhar é diferente, tem o ar, as pessoas, o céu, você mesmo com os seus pensamentos e um fone de ouvido com a sua playlist favorita para te animar.

Cuidar mais de mim. Já fui muito desleixada comigo alguns anos atrás, eu não me cuidava, "não ligava para a aparência", eu saía desarrumada e mal vestida. Não hidratava o cabelo nem tirava a sobrancelha. Eu mal sabia fazer um delineado gatinho, que hoje faz parte de mim e faço até no carro em movimento se precisar. É claro que não há mal nenhum em fazer ou deixar de fazer essas coisas, desde que você esteja feliz com as suas decisões e com você mesmo! Mas eu não estava, eu queria mudar e não conseguia. Eu achava que não me importava, mas no fundo eu me importava. Todas as mulheres são lindas, eu dizia. Mas eu enxergava beleza em todas as outras mulheres do mundo e não enxergava beleza em mim. Eu me negava a ficar bem e a me sentir bonita, minha autoestima era muito baixa. Depois de um certo tempo, quando decidi sair dessa e começar a me cuidar, vi que não faz mal para ninguém! Na verdade, faz muito bem. Não é vaidade, é aumentar a autoestima para se sentir bem. 

Parar de fumar. Provavelmente uma das melhores decisões que tomei neste ano. Comecei a fumar bem nova, na pré-adolescência, por inúmeros motivos. Nunca pensei que fosse viciada em cigarro até eu tentar parar de fumar pela primeira vez e falhar. Não foi fácil largar o cigarro, mas não pela nicotina. O meu vício no cigarro era emocional (para a maioria dos fumantes é)! Compreendi que o cigarro funciona como uma meditação: você para, acende um cigarro e se concentra no ato de fumar. Você começa a perceber a fumaça enchendo os seus pulmões de ar, e é obrigado a inspirar e expirar profundamente. Você se concentra nos seus pensamentos, e esquece de tudo ao seu redor. Além de "meditação", o cigarro era usado por mim como um escape — quando eu estava sozinha e entediada na faculdade, ou no ponto esperando o ônibus chegar ou até mesmo quando eu queria me isolar um pouco das pessoas.

Ser eu mesma. Sem medo, sem precisar esconder os meus sentimentos, nem o que eu penso, a minha opinião ou gostos. Não me preocupar com o que as pessoas pensam sobre mim, mas o que eu penso de mim mesma, se estou feliz assim. Não me comparar com outras pessoas. Aceitar meus cabelos, minhas gordurinhas, minhas imperfeições. Perceber que tem gente que gosta de mim do jeitinho que sou, da minha personalidade, da minha arte e das minhas ideias. Gostar de ser eu e não querer ser nenhuma outra pessoa no mundo, amar a minha vida, perdoar o passado e ter orgulho da pessoa que me tornei.

3 comentários:

  1. olaaa pessoa! sabia que gosto muito de sua escrita?? as vezes nem parece que é um blog pessoal hihihi

    eu já tentei reclamar menos e agradecer mais, porém comigo não funcionou!! ainda mais que sou rancorosa, aí já viu né (eu nem reclamo. guardo as mágoas mesmo)

    eu também estou tentando tomar mais água, porém depois de um tempo sempre paro hihi. além de que dá muita vontade de ir ao banheiro né kdjdkfg mas eu já percebi que o corpo melhora sim: eu costumo ter cólicas, e quando bebo água regurlamente a cólica diminui mesmo ^^

    amiga, eu fui resolver colocar um piercing, e me auto coloquei numa dieta!! não posso comer NADA DE BESTEEEIRA, é muito triste :(
    eu me sinto mais triste, pesada e menos disposta sem batata frita :(

    minha atividade física é dançar coreografias de k-pop. mas neste calor eu não DANÇO MEEEESMO, não tenho ar condicionado em casa.

    essa parte do cuidar mais de mim é tããaaaão eu! foi exatamente assim que me senti quando comecei a usar maquiagem. E tipo, beber água já é se cuidar né? lembro que uma vez resolvi voltar a tomar muita água porque H2O melhora a pele djkldfjlkjfdg (depois de 2 semanas tinha parado com o hábito).

    aí amiga, que bom que parou de fumar! eu desde pequena tive nojinho dessas coisas (eu tinha que falar, perdão) e depois que descobri que meu ex fumava aí virou ranço total (e incluí drogas também, porque ele usava). meu primeiro beijo teve gosto de nicotina! tenho vontade de chorar só de lembrar :( e de escovar os dentes hahah

    ser eu mesma, creio eu, foi a única coisa (além de fumar) que eu nunca fiz. principalmente nas relações sociais. eu aceitei meu cabelo, mas não eu mesma. eu ainda me faço muito de falsa e dissimulada perto dos outros, falo mesmo! a boazinha. qualquer dia eu mudo e viro barraqueira, rs.

    AMEEEI SEU POST! cada dia me sinto mais confortável no seu cantinho e mais a vontade ^^
    beijinhos da vick! (@^◡^) Oh My Headache

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Cultivar melhores hábitos é maravilhoso, eu estou tentando aos poucos começar alguns também, to precisando muito colocar esse hábito de beber mais água, adicionar comidas mais saudáveis ao dia a dia e também parar com refrigerante, algumas coisas são mais difíceis de se fazer, mas com o tempo e seguir insistindo tudo dá certo!

    A Nat mandou um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou em uma fase da minha vida que as vezes fica tudo um tanto quanto conturbado, e ler esse seu post me fez reconectar comigo mesma, de uma forma maravilhosa, novamente. Conectar com as coisas boas que estão dentro de mim e eu estava as esquecendo.
    Eu adorei você ter nos mostrado o quanto sua vida melhorou, tentando mudar seus pensamentos, mente, o jeito de olhar e lidar com a vida. A gratidão é um dos melhores sentimentos do mundo.
    Já faz algumas semanas que estou tentando mudar meus hábitos como estes também. E não tenho conseguido com muito êxito, mas esse post me inspirou demais.
    Fico feliz que esteja continuando postando aqui Isa. Pois é sempre incrívelmente bom poder te ler (♡)

    ResponderExcluir