6.2.23

Para ler em 2023

Desde que deletei a minha conta no Instagram há três meses, tenho passado mais tempo com a cara metida nos livros e no kindle, já foram 6 livros completos no total: dois romances, dois de poesia, e dois de crônicas - sendo esses últimos de duas autoras mulheres: Ânsia eterna da Júlia Lopes de Almeida e De amor e amizade da Clarice. Esse ano pretendo ler mais, porque percebi que abandonei um pouco as minhas leituras pessoais ao longo de 2021-2022. Por isso, inspirada pela postagem da Julie fiz uma lista com alguns títulos que pretendo ler com prioridade, sendo 7 deles escrito por mulheres. Pode ser que eu mude de ideia ao longo do ano acerca desses títulos, mas é bom ter pelo menos um direcionamento de leitura. Nunca escrevi muito sobre livros por aqui, porque existem nichos específicos para blogs de literatura, mas senti necessidade de compartilhar essa lista ao invés de guardá-la somente para mim. Futuramente também vou atualizar minha página no Skoob!

Nota: A Vanessa do tristezinhas cotidianas criou um projeto muito bacana intitulado Blogueiros Raiz, com o intuito de reunir todos os bloguinhos atualizados da blogosfera. E tá rolando um projeto super legal de um livro viajante! Confiram :)

01. Os Irmãos Karamazov, Fiódor Dostoiévski. (1880)

Depois de ler Crime e Castigo no ano passado, que acabou se tornando um dos meus livros favoritos, fiquei com vontade de ler esse outro clássico do autor :)

02. Anne de Green Gables, L. M. Montgomery. (1908)

Comprei a coleção com todos os livros da Anne em 2020 depois de assistir a série da Netflix Anne with an E e após a leitura do primeiro livro não dei continuidade. Pretendo finalizar a sequência ainda esse ano pois é maravilhosa!

03. O apanhador no campo de centeio, J. D. Salinger. (1951)

Há muito tempo esse livro está na minha listinha para ler. Já ouvi falar muito bem (e muito mal) dele e já me foi recomendado por um amigo também.

04. A Redoma de Vidro, Sylvia Plath. (1963) 

Uma leitura que estou adiando há alguns anos por se tratar de um tema muito delicado de dor, sofrimento e depressão, mas que merece ser finalmente considerado neste ano.

05. A Brincadeira Favorita, Leonard Cohen. (1963)

Conheci o Leonard como músico depois da Lana regravar Chelsea Hotel em 2013, mas me apaixonei por sua música, vida, biografia, poesia. Esse livro foi o primeiro romance dele, li resenhas muito positivas e fiquei curiosa para ler!

06. Factótum, Charles Bukowski. (1975)

O último romance do Bukowski que falta para mim.

07. A dança cósmica das feiticeiras, Starhawk. (1979)

Vi muitas referências desse livro nas minhas últimas literaturas Wiccanas e me interessei muito pela perspectiva da Starhawk acerca da espiritualidade e da religião da Deusa, é um clássico essencial para todas as Bruxas que cultuam a divindade feminina.

08. As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley. (1982)

Um clássico fantástico (e bem bruxesco também) que já ouvi falar maravilhosamente bem e tenho muita vontade de experienciar. 

09. O Alquimista, Paulo Coelho. (1988)

Esse livro é um best-seller internacional e sem dúvidas o mais famoso do autor. Confesso que li Brida e gostei muito e portanto fiquei curiosa para ler este também.

10. Mulheres que correm com os lobos, Clarissa Pinkola Estés. (1989)

Ouvi falar muito sobre esse livro, e amo a ideia do resgate da mulher selvagem e da essência da alma feminina. Uma leitura muito apropriada para tudo que venho questionando sobre ser mulher na atual sociedade.

11. Circe, Madeline Miller. (2018)

Recomendado pelo meu amigo Gui e pela minha amiga Lari, esse livro me despertou uma vontade imensa de me aventurar pela mitologia grega na história da deusa Circe.

12. Teias da Alma, Bianca Furtado. (2022)

O terceiro livro da saga As Brumas da Ilha. A leitura do primeiro e do segundo livro foram muito especiais para mim, essa saga é maravilhosa. Fiquei muito feliz ao saber que ano passado houve uma continuação. Estou muito ansiosa por essa leitura!

2 comentários:

  1. Também abandonei minha relação com os livros, e como uma pessoa bem ansiosa, ler é meu consolo nº 1. Pretendo voltar a ler mais esse ano também, fiz uma listinha e pretendo ler pelo menos a maioria, dostoievski também esta na minha lista, adoro a escrita dele!

    ResponderExcluir
  2. Acho que separar alguns livros para ler durante o ano ajuda muito a ler mais, mesmo que os títulos acabem mudando um pouquinho no final! Da tua lista já li A Redoma de Vidro, As Brumas de Avalon (acho linda essa edição da Planeta) e Circe!

    Ahhhh, muito obrigada por ajudar a divulgar o livro viajante! <3

    ResponderExcluir