11.1.21

Sobre trocar cartas

Eu já troquei cartas há muito tempo e estou sentindo falta de escrever e receber cartas. Tenho pensado muito nisso ultimamente, mas não encontro destinatários.

Descobri a existência do Penpal (pen = caneta/ pals: parceiro), um site que consiste na troca de correspondências com pessoas do mundo todo. É maravilhoso! Porém, tenho vontade de me corresponder com pessoas de outros lugares do Brasil. Nosso país é tão grande! (Cliquem aqui para ter uma noção disso). Infelizmente a maioria dos brasileiros cadastrados no Penpal tem interesse na cultura estrangeira ou em aprimorar o inglês e/ou outras línguas.

Eu gosto muito de produzir as cartas, tanto de escrevê-las quanto enfeitá-las, até mesmo de preparar o envelope para a entrega. É muito gostoso receber cartas, saber que aquele envelope foi feito com tanto carinho e viajou muitos quilômetros para chegar até mim. Eu adoro trabalhos manuais, caligrafia, papel. Acho o processo de trocar cartas maravilhoso. É muito bom poder conectar-se com outras pessoas através das cartas, é menos sintético que uma mensagem de celular ou um e-mail. Eu também adoro algumas coisas à moda antiga.

Sei que ainda estamos em período de pandemia, e é por esse mesmo motivo que eu sinto falta desse contato real com pessoas, ainda que por meio dos correios. Por isso, eu gostaria muito de alguém para corresponder.

Se você tiver interesse em trocar cartas comigo, me mande um e-mail: granadoisadora@gmail.com ou avisa aqui nos comentários e a gente conversa mais sobre isso. No site dos Correios tem como buscar as agências mais próximas da sua localidade. Sobre alguns cuidados com a pandemia: sempre usar máscara e levar álcool em gel. Vamos aguardar pacientemente a vacina!

Aguardo o seu e-mail para darmos início a nossa troca de cartas! ❤

12 comentários:

  1. Eu amei a ideia ?????

    Eu tenho um pequeno relato sobre cartas. Quando eu era mais nova, no ensino fundamental, eu a as minhas "amigas" trocávamos cartas uma pras outras. E era aquela bem decorada mesmo, cheia de figurinhas, canetas coloridas, em um envelope todo fofinho. Eu lembro que quando elas se afastaram de mim, eu simplesmente me livrei de todas. Achando que eu me livraria do sentimento ruim que eu sentia, o sentimento de solidão. Entende?

    Hoje eu me sinto mal por essa atitude. Eu sinto que se eu tivesse as mantido e lido no dia de hoje, todo e qualquer sentimento ruim sobre aquelas meninas iriam embora. Seria uma boa lembrança, lembrança de bons momentos. :(

    Eu adoraria poder trocar cartas com alguém, mas a minha vida é tão sad que seria triste tanto pra eu escrever, quanto pra você ler. Mas caso queira, me chama nas minhas redes sociais, manda mensagem no PA, ou sei lá. Meu twitter é @yooceane, meu wattpad @yoceane. Vale lembrar que minha escrita não é lá essas coisas e que eu não decoro algo bem bonitinho a meses.

    With love, Océane.
    Peach Aesthetic꒱ (〃^▽^〃) ♡

    ResponderExcluir
  2. ai eu quero muito trocar cartas, eu nunca fiz isso, mas sempre quis!!!
    amo a ideia de trocar informações e esperar pela resposta, por favor vamos fazer isso ❤❤❤❤

    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  3. Eu costumava trocar cartas com as minhas amigas, pois em um momento todas ficávamos na mesma classe e, de um ano para o outro, os professores nos separaram. Então surgiram as cartas, escrevíamos de um dia para o outro e as trocávamos no intervalo - era o maior barato e saber que isso surgiu graças a um aniversário meu deixava tudo mais especial. Depois de um ano, paramos pois voltamos a dividir a mesma sala mas ainda guardo todas a vinte e poucas que trocamos.

    Ainda acho a ideia de escrever cartas algo ótimo, e sempre o faço quando posso, mas acaba que mandá-las por correio custa e pouco dinheiro eu tenho - até tenho uma amiga blogueira com quem troco e-mails e já trocamos mimos físicos uma vez, o que me deixou muito contente. E bem, se quiser mesmo eu posso até te mandar um e-mail, mas isso fugiria do seu propósito inicial :B

    Enfim, só queria dizer que gostei da postagem!
    Beijos, Snow

    ResponderExcluir
  4. Isa, também sou super das antigas. Amo trocar cartas! ♥ Sempre que envio algo para alguém pelo Correio, seja por conta de um sorteio do blog ou uma promoção, a cartinha vai junto. Faz a diferença, né? Olha, tem uma papelaria a HD Yellow, que tem um clube de cartinhas. Fala com eles pelo Insta. Eu ainda não participei, mas acho a ideia bem legal. ♥ Depois me conta! E eu mega topo escrever cartas. Então, se fizer algum clube e tal, pode contar comigo. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o post. Eu sempre amei a ideia de cartas, de alguém tirar um tempinho para pensar em você e escrever coisas que são destinadas a você. Quando era na época da escola, umas amigas e eu trocávamos cartas, mas era tudo entregue na hora, então não tinha a emoção da entrega rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. De fato eu nunca troquei cartas com ninguém, pelo menos não pelos correios, só aquelas cartinhas de escola mesmo. Eu até tinha bastante guardas, mas confesso que a cada ano eu jogo um pouco mais delas no lixo. Sinto que aquilo passou e/ou aquelas pessoas não estão mais na minha vida. É um misto de livramento com alguma outra coisa, rs.

    Desejo que encontre alguém, que infelizmente não vai ser eu porque, bem, minha letra é uma vergonha aushaus' Brincadeira a parte, desejo sorte na sua busca.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Ah, meu coração chega sorriu ao ver o título desse post. Eu comecei a trocar cartas há 6 anos atrás!
    É realmente algo maravilhoso, só de tirar um tempinho para decorar o envelope, escrever no papel à mão (às vezes eu uso a minha máquina de escrever!), escolher a dedo o que enviar junto, é um processo mágico!
    No início do meu blog eu tinha até criado um grupo para troca de cartas, pois muita gente me mandava e-mails e comentários falando que trocar cartas e eu sabia que não iria dar conta se eu aceitasse o convite de cada um e eu estava certa (infelizmente o grupo não existe mais). Até hoje, com o meu ciclo de troca de cartas restrito, eu não dou conta e estou sempre com algumas cartinhas pendentes para responder.

    Espero que você encontre pessoas que gostariam de trocar cartas com você. Se eu não estivesse tão atolada com as minhas, super te convidaria :)

    twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus, máquina de escrever, que luuuuxo!!! Eu sempre tive o sonho de ter uma, mas nunca consegui. E quando pude, ela já não tinha mais tanta "utilidade"... Mas acho chique demais, até hoje!

      Excluir
  8. Adoro mandar presentinhos para os meus amigos da internet! Não sou muito boa em escrever cartas, mas adoro todo o processo de escolher os mimos que eu acho que a pessoa vai gostar, e saber o que ela achou quando o pacote finalmente chega <3 Espero que você encontre bons destinatários para as tuas cartinhas.

    Vanessa
    tristezinhascotidianas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oieee! Espero que esteja "bem". :)

    Acabei de conhecer seu blog e já caí num post super nostálgico; amei! Lá pelos anos 2000, eu me comuniquei demaaaais por cartas! Conheci muita gente que infelizmente acabei perdendo o contato, mas que fizeram meus dias muito mais felizes. Na verdade, eu sinto muitas saudades dessa era pré redes sociais, a internet ainda não era essa constante... Confesso que eu sempre fui uó pra mandar cartas decoradinhas, mas como eu escrevia!! Eu mandava cartas de várias páginas, maior que muito testamento por aí, hahaha. Sempre amei receber as respostas, os envelopes coloridos, os papéis decorados, o capricho e carinho... Acho que hoje eu sou mais tímida e sem assunto pra ter amigos por correspondência, infelizmente. Até por e-mail, que é o meu meio de comunicação favorito, eu ando bem sucinta.

    ResponderExcluir
  10. Oi Isa!
    Vi seu blog lá pelo together e quando vim dar uma olhada dei de cara com esse post, eu amoo trocar cartas e participo de um clube super legal e cheio de gente de todos os cantos do brasil! o nome do clube é o envelope de papel, você encontra eles pelo site https://www.oenvelopedepapel.com.br/ lá tem todas as redes sociais deles, informações, etc, eu estou nesse clube desde agosto/setembro do ano passado e estou amando a experiência, se você entrar e quiser se corresponder comigo meu número de inscrição é 1803, eu estou sempre aceitando novos correspondentes ♥

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. várias vezes durante o ano passado eu sentia essa vontade pulsante de trocar cartas, desenhos, coisinhas pelos correios. o máximo que fiz foi trocar figurinhas com 3 pessoas do brasil (uma do piaui, uma de brasilia w outra de sp) e foi divertido mas eu queria mais!

    tentei suprir minha vontade com aquele app de cartas, slowly, e só trocava com pessoas do brasil mesmo, me chamava muito mais a atenção. adoraria trocar cartas contigo!! também amo coisas manuais, e acho escrever cartas uma coisa muito bonita e humana, é um tipo de coisa que realmente estamos sem por causa da pandemia.

    ResponderExcluir